28 de fevereiro de 2013

Gigante Adormecido

Respiro e inspiro. Meu coração começa a disparar, meus membros formigam e meus pensamentos viram tormentos tão violentos quanto às ondas do mar.Esse fulgor que rufla dentro do meu peito feito um tambor talvez seja o sentimento mais incomparável que existe dentro do coração do ser humano, o amor. Parecia que este "carinha" estava adormecido dentro de mim, inativo talvez padecendo aos poucos, isso se não estava já caído por terra. Mas o fato que realmente importa é que ele voltou, e talvez com uma força incontrolável como geralmente ele gosta mesmo de voltar após o seu tempo de hibérnia. Sonho em poder te acariciar, abraçar, poder sentir o seu aroma mais de perto e o calor do seu corpo, enfim utopias muito distantes da minha verdadeira e nostálgica realidade.Afinal por mais perto que estejas de mim me sinto como se estivesse a quilômetros de distância. Talvez esse amor floresça no verão e lute contra o inverno mas é assim que funciona, pois é combatendo a solidão do desprezo e do amor impossível que nos sentimos mais fortes. E nada é mais forte do que suportar a dor.

Gabriel Dalmolin  

20 de fevereiro de 2013

Amor Oculto

Ás vezes penso que não existe mais amor em meu coração, que ele está trancafiado e que nenhuma garota saiba mais como desvendar este cubo mágico, em outras palavras, ninguém desperta interesse ao meu coração adormecido. Mas então eu me dou conta que por mais que eu não sofra mais por amor, não há como não haver amor ou interesse por alguém do sexo oposto. Por mais que lutem para me provar o contrário jamais me darei por satisfeito. E sei que por mais que eu tente ocultar esta triste cina não existe como eu esconder essa verdade de mim mesmo. Afinal quando te vejo as cores se misturam com o alfabeto e já não sei discernir mais nada, sequer um pensamento, somente o silêncio e o eco do seu nome transplantando em minha mente vagarosamente enquanto toco seus lábios em uma doce abertura da imaginação. 

Gabriel Dalmolin

16 de fevereiro de 2013

Trilho do Tempo

O tempo... afinal pra que é que ele existe? Para passar correndo destruindo e arrasando tudo que foi construído ao longo de anos? A vida é como um vagão de trem, as pessoas entram e saem diariamente mas só algumas pessoas conseguem se transformar especiais de forma constante. O tempo, só depois do estrago que ele traz consigo podemos desvendar, ou elaborar uma prova real como dizemos nas ciências exatas, para descobrir quais são realmente as pessoas que estão do nosso lado. O tempo não só nos deixa mais velhos, com barba na cara e cabelo grisalho mas também vai trazendo consigo uma grande cota de experiência. Eu mentiria se falasse que não sinto falta do meu passado...Sonhos...Objetivos à cumprir e Saudades. Tudo isso pode parecer um grande quebra-cabeças mas eu posso transcrevê-los apenas em NOSTALGIA. O tempo passa, os ponteiros correm, mas de todas as pessoas que entraram no vagão da minha vida, talvez só menos de meia dúzia continuam ainda ali, firmes e forte, ao meu lado para o que der e vier.

Gabriel Dalmolin

*Publicado no Jornal "O Corujão" - Rodeio-SC/ Março de 2013

11 de fevereiro de 2013

Retorno às Aulas

E lá se vai mais uma vez as férias escolares, é incrível como ela custa chegar, parece que demora uma eternidade, parece as vezes que estamos em um navio atordoados e cansados esperando ansiosamente para pousarmos em "terra firme". Porém quando nos damos conta de que chegamos ao continente já está na hora de partir mar à dentro. O tempo realmente voa principalmente nos momentos em que mais precisamos e esperamos. Porém voltar as aulas há um lado positivo, até mais positivo que negativo. Pois para o aluno e para o professor será à partir de agora que o ano começa, será daqui em diante que teremos de passar 200 dias de nosso precioso ano dentro da mesma sala, convivendo com os mesmos colegas dia após dia, frequentando os mesmos lugares. Pode parecer uma rotina chata, mas eu vejo como mais uma oportunidade de buscarmos cada vez nosso melhor. É de agora em diante que temos de nos esforçar para à cada ano irmos superando nossas antigas marcas e concluir novos objetivos. A escola serve não só para adquirirmos novos conhecimentos ou interagir com novas pessoas, mas sim aprender à cada dia como ser um cidadão melhor e trabalhar o seu "diferencial", afinal será ele um dos nossos grandes parceiros para nossa caminhada logo adiante.E quem não quiser nada com nada, paciência.

Gabriel Dalmolin

*Publicado no Jornal "O Corujão" - Rodeio-SC/ Fevereiro de 2013

8 de fevereiro de 2013

TOP 10: Últimos Filmes

Aqui está uma seleção muito recomendável de filmes que você pode assistir com sua família, muitos deles são baseados em livros o que os fazem ainda melhor. Vou fazer um breve comentário de cada um, bem sem delongas aqui estão:

1-Django Livre (2012)
2-Sherlock Holmes 2: O Jogo das Sombras (2011)
3-Sherlock Holmes (2009)
4-Caçador de Pipas (2007)
5-Sobrevivendo com Lobos (2007)
6-A Sombra e a Escuridão (1996)
7-Todo Mundo em Pânico 4 (2006)
8-Sete Homens e Um Destino (1960)
9-Cão Vermelho (2012)
10-Coração de Tinta (2008)

ANÁLISES

1-Sou suspeito a falar sobre faroestes mas este realmente me surpeendeu, fui assistir na telinha dos cinemas. Com o mesmo nome do filme italiano "Django" porém com uma história muito diferente. Afinal nesse filme Django aparece como um escravo negro que é libertado por um caçador de recompensas alemão e á partir dali ele se torna um homem livre e busca encontrar sua esposa para alcançar sua redenção. Pipoca e bebida á vontade pro 1º filme da minha lista!

2-Outro tema que sou suspeito á falar é Sherlock Holmes, sem dúvida sou fã do detetive mais famoso do mundo. Em seu segundo filme, Holmes enfrenta o Professor Moriarty, um calculista engenhoso, o maior vilão que o detetiva enfrenta e que é baseado no livro em que marca aquela que seria à morte de Holmes, porém, anos mais tarde o escritor do livro (Sir Arthur Conan Doyle) é obrigado a "resuscitar" o personagem por conta da revolta de seus fãs.O filme faz uma alusão sobre as chances de ocorrer uma guerra mundial, no caso a 1ª, que aconteceria mais ou menos 20 anos depois.

3-O primeiro filme de Sherlock Holmes, sem dúvida é épico, mostra cada pensamento do detetive antes mesmo de executar suas ações como por exemplo quando enfrentava algum malfeitor.Nesse filme mostra muito o lado pessoal dele, e lembra muito o primeiro livro  na qual Watson descreve os conhecimentos de Holmes,como um tocador de violino esplêndido e outras características mais.

4-Primeiro li o livro, depois assistir o filme, e fiquei impressionado como praticamente não havia adaptações, talvez um encurtamento, apenas pequenos e meros detalhes mudam. Conta sobre um Afeganistão transtornado pela guerra (invasão dos soviéticos) e depois a chegada do Talibã, nisso dois amigos de infâcia tem de se separar (Amir e Hassan), onde Amir,personagem principal, se refugia no Paquistão e depois vai morar nos Estados Unidos, uma história emocionante.Enquanto ao título? Bem soltar e empinar pipas era um dos maiores talentos desses dois amigos.

5-Diferente dos outros filmes que eram todos americanos esse é francês.Uma história que se dá durante a Segunda Guerra Mundial, uma menina belga e judéia de pai alemão e mãe russa, Misha,tem seus pais apreendidos pelos nazistas e resolve fugir floresta á dentro, durante 3 anos ela percorre por toda a Europa e passa a se socializar e criar-se com uma família de lobos.Da Bélgica a garota chega até a Rússia caminhando...E o resto desta história é melhor você conferir!

6-Um filme de aventura e suspense baseado em fatos reais. Quando a África estava sendo disputada por franceses,ingleses e alemães, um homem rico dono de terras por lá contrata John Henry Patterson, um coronel e exímio engenheiro inglês que terria o dever de construir uma ponte e terminar uma grande ferrovia.Porém aquela região,Tsavo, estava cercada por dois leões assassinos, que juntos chegaram a matar 130 pessoas.Na história real eram dois leões machos porém sem juba,o que era mais um fato importante para o fato de serem considerados demoniâcos.Para quem gosta de uma boa aventura este filme é ideal!


7-Se você gosta duma boa comédia misturada com terror este é o filme perfeito! Um ataque alienígena está prestes e determinado a dominar o mundo.Porém um homem atrapalhado ao lado de uma mulher tão atrapalhada quanto terão a missão de salvar o planeta.Ao mesmo tempo o homem tenta mostrar seu valor a seus filhos.Se isso vai dar certo ou não e se o mundo vai ser dizimado ou não isso fica por sua conta,é um bom filme para se assistir e dar boas gargalhadas.



8-O mais antigo de todos, com mais de 50 anos, narra a história de dois pistoleiros que se unem e são chamados para expulsar um bando de mexicanos que atormentavam uma vila de latinos no EUA.Esses dois pistoleires se unem com outros 5,os melhores da região, somando então 7 homens e 1 destino: a guerra!

9-Uma história comovente e ao mesmo tempo cheia de humor.Essa é a história,baseada em fatos reais, de Cão Vermelho.Um cachorro que era de todos e ao mesmo tempo de ninguém,até encontrar seu verdadeiro dono que morre em 1975 e á partir dali o cachorro passa a migrar por toda a Austrália em busca de seu dono,e chega a pegar até uma carona para o Japão, sem dúvida uma história emocinante.

10-Também baseado em um livro da escritora alemã Cornélia Funke conta a história de um homem, Mo, que possuía um dom inestimado o de fazer a partir de suas leituras as histórias criarem vidas. Para fãs de livros esse filme é uma boa pedida!

5 de fevereiro de 2013

Descaso, o assassino maior...

Entre todas as coisas que parecem moldar o nosso mundo para decadência considero, por mais peculiar que possa ser, o DESCASO como o maior fator para a nossa sociedade estar regredindo com o tempo ao invés de se transformar cada vez melhor. O efeito é genérico afeta todas as camadas e os motivos disso são variados, talvez o "avanço dos tempos" tenha mutilado os bons costumes e construído uma muralha,um burgo negro e obscuro separando um passado cheio de glórias para um burraco fundo. Não que tudo que é novo não preste, claro que não, porém muitas coisas boas foram deixadas de lado como o RESPEITO! E é ali que chegamos ao descaso, a falta de comparência e de iniciativa das comunidades para haver maiores confraternizações e maiores preocupações com o próximo, a realidade atual é de cada um cuidar apenas de seu umbigo, não se importam mais se o seu vizinho, o seu amigo ou o seu parente tenham de pagar por essa falta de ética básica. Isso se dá pela falta de educação familiar. Temos de pensar nos outros pois estamos todos ligados por um fio, á uma conexão com gente de toda parte e se não houver essa conexão isso fará sermos uma represa cheia de problemas técnicos prestes á romper e se não existir alguma reação rápida estaremos todos submetidos ao caos, porque se todo mundo pensar "não faz diferença jogar um papel ou outro na rua" ou "tanto faz quem seja eleito,não vai mudar nada mesmo", ali sim o caos estará estagnado em seu clímax,e aí será muito mais difícil decepar esse mal pela sua raíz.

Gabriel Dalmolin