15 de agosto de 2012

Resenha - O Caçador de Pipas


HOSSEINI, Khaled. Caçador de Pipas, O. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, 365p.


Khaled Hosseini nasceu na cidade de Cabul, no Afeganistão, em 1965. Aos 11 anos de idade se mudou para Paris, onde seu pai assumiria um posto diplomático na embaixada afegã. Com o fim do mandato de seu pai na França, voltou para sua terra natal, onde sofre com a invasão soviética e se muda para os Estados Unidos  por asilo político, onde mais tarde se formaria em medicina, casar ia-se e teria dois filhos.A história começa no início dos anos 1970, o local de suporte da história é o Afeganistão, na qual a personagem principal é Amir, no qual tem uma infância repleta de aventuras com seu amigo Hassan, outras personagens da história é o pai de Amir, chamado por ele de “baba”, Rahim Khan, sócio de seu pai, e Soraya, futura esposa de Amir. Amir tinha uma família bem de vida, tanto financeiramente quanto social, seu pai era muito conhecido por toda Cabul, capital afegã. Seu melhor amigo era Hassan, que tinha origem hazara, uma classe mulçumana inferiorizada. Hassan era criado da família de Amir, porém era visto tanto por ele quanto pelo pai dele, como um membro da família, e, aliás, era o melhor amigo de Amir. Entre todas as diversões e brincadeiras que os dois faziam, nada era maior que soltar pipas pela cidade, e o principal, “caçar” as pipas que eram cortadas pelo cerol das outras pipas, e Hassan era profissional em acha-las, parecia que ele possuía o “faro” delas. A lealdade de Hassan era tamanha, tanto é que ele chegou a afirmar algo que ficaria para sempre marcado na vida de Amir:
“Por você faria isso mil vezes”. p. 76.
Os pontos altos da história são quando Amir se separa de seu grande amigo Hassan, quando ele descobre que o pai dele tinha câncer e consequentemente vêm a falecer, quando ele se casa com Soraya, e o principal, quando ele volta ao Afeganistão a pedido de Rahim Khan, e descobre que Hassan havia falecido, e também que na realidade, ele era seu irmão de sangue. O romance termina de forma um pouco triste, após deixar sua terra natal e buscar nova vida nos Estados Unidos, Amir passa por uma série de dificuldades, a língua, a cultura, e o estilo de vida ocidental era muito diferente dos seus costumes afegãos. Consegue dar uma volta por cima, mesmo vivendo altos e baixos. Até que um dia, o ex-sócio de seu pai, Rahim Khan, o chama para voltar ao Afeganistão, mandando a seguinte mensagem:
Há um jeito de ser bom de novo”. p. 194.
Lá descobre coisas que mudariam sua vida, descobre que seu grande amigo Hassan, falecera e que o mesmo era seu irmão de sangue, revoltando se contra Rahim e seu próprio pai, que lhe esconderam tamanho segredo por tanto tempo. Mas outra surpresa lhe aguardara, pois teria de resgatar o filho de Hassan, agora então seu sobrinho, Sohrab era o nome dele, ele ainda se encontraria com um inimigo seu de infância, onde acaba sendo agredido fisicamente de forma brutal, e acaba hospitalizado. No fim consegue voltar aos Estados Unidos, levando consigo seu sobrinho, que após sofrer com diversos problemas não voltaria mais a ser o mesmo menino alegre. Porém a narrativa acaba do mesmo jeito que começa, com Amir brincando feito criança caçando as pipas que voavam ao vento, porém Hassan não estava mais ao seu lado, ao menos não em corpo, porém o espírito de Sohrab, era o mesmo de seu pai.A história inicia-se na cidade de Cabul, no Afeganistão, onde o jovem Amir, tinha uma vida boa, onde adorava brincar com seu grande amigo, Hassan, no qual tinham uma única grande paixão, há de empinar e caçar pipas. Porém quando tinham 12 anos de idade, são separados, e logo chegaria a tomada do Afeganistão pelos soviéticos, que obrigaria Amir e seu pai se mudarem para os Estados Unidos. Lá nos Estados Unidos é que se apaixona por Soraya, começa sua carreira de escritor, se forma em letras e descobre que seu pai sofria de câncer, antes de seu pai falecer, se casa com Soraya, enfim realizando o sonho de ter sua amada. Então a pedido do ex- sócio de seu pai, Rahim Khan, ele volta ao Afeganistão, no qual o espera para muitas descobertas, no qual irão abalar sua vida, e fazer com que ele muda-se boa parte de seus planos. O foco narrativo da trama está em primeira pessoa, porque a personagem da história, Amir, é quem está a narrar sua própria vida.
“ Todo o ano, no primeiro dia em que começa a nevar, faço a mesma coisa: saio de casa bem cedo, pela manhã, ainda de pijama, apertando os braços contra o peito para espantar o frio” – p. 54.
O tipo de personagem do livro é esférico, porque a personagem principal, Amir, muda de opinião constantemente ao longo da história. Como quando não topa voltar ao Afeganistão buscar seu sobrinho, mas acaba por mudar de ideia. Observe a mudança de ideia:
“Não quero ir a Cabul, Rahim Khan”. Não posso! – p. 221
E ao se contradizer:
“Disse-lhe, então, que estava indo para Cabul” – p. 227
 Na história o tempo é em dimensão cronológica, pois mostra o passar dos dias, semanas, meses e anos. Afinal a história começa no início dos anos 1970 e vai até o ano de 2002, ou seja é marcado por datas.“Como ficamos sabendo depois, eles não tinham muito em que atirar naquela noite de 17 de julho de 1973.” p. 43.
“Durante uma semana, praticamente não vi Hassan.” – p. 85.
 A história ocorre no Afeganistão dos últimos anos, repleto de conflitos e de problemas sociais, invadido por soviéticos e mais tarde tomado por outras oligarquias que fizeram com que um país tão apaziguado se torna-se um verdadeiro horror.
“Esse é o verdadeiro Afeganistão... O Afeganistão que eu conheço.” p.232.
Simplesmente um dos maiores livros que eu já li, provavelmente o melhor, uma história de amizade repleta de dramas e mostrando uma realidade, no caso as invasões no Afeganistão. Apesar de ser uma obra muito triste pelos fatos que ocorrem nela, é perfeita para nos fazermos parar um minuto de nossas vidas para refletirmos sobre nossos atos, e vermos se estamos realmente fazendo o correto. Indico para todos os leitores que apreciam um grande e belo romance. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário